28 de nov. de 2015

Lançamento da Revista Palavra é o destaque da segunda-feira na 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes

O lançamento da Revista Palavra está previsto para as 19 horas, na Pequena Companhia de Teatro

TEXTO: NAYZA SOARES

A 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes, uma das principais redes de intercâmbio cultural do Sesc, preparou uma agenda diversificada para esta segunda-feira, 30 de novembro, a partir das 9 horas, nos pontos históricos da capital, praças e escolas públicas. Durante todo o dia, os ludovicenses poderão conferir dois espetáculos circenses e um teatral, Mostra Itinerante do Festival Internacional “Nueva Mirada” para a Infância e Juventude, intervenções urbanas, lançamento da Revista Palavra e contações de história. Celebrando a arte nos diversos segmentos artísticos e aberta ao público de todas as idades, toda a programação é gratuita.



A arte circense invade as praças com o espetáculo La Perseguida do Teatro Vaga Mundo/RS, às 17 horas, na Praça do Pantheon e na Praça Nauro Machado, a partir das 18 horas, e o treino aberto ao público com O Circo tá na rua. A discotecagem “Rádio Circense” com Hugo Benigno/ MA anima a plateia logo em seguida. Às 20h30, o público pode apreciar o espetáculo teatral Para uma avenca partindo com Josué Redentor, do Teatro do Redentor/MA, na Pequena Companhia de Teatro. Vale ressaltar que para esta última programação, as vagas são limitadas.

No Cine Praia Grande, o Aldeia Sesc Guajajara preparou uma sessão especial com a Mostra Nueva Mirada destinada a crianças e adolescentes com uma maratona de curtas-metragens e a animação alemã Toni, o garimpeiro.

As performances artísticas acontecem no Mercado Central e na Praça Nauro Machado, com a intervenção urbana “Enfarofados” de Gê Viana, do grupo Risco Coletivo/MA, às 16 horas, e a intervenção “Lana, Clarisse, Katherine, enfim Ofélia” com Ta-Hí do Coletivo Teatral/MA, às 21 horas.

No espaço literário, as contações de histórias Eu Conto, Você Encanta com Rosana Fernandes, Histórias pra Contar com a Companhia Nhá Caboca e Quem Conta, Encanta com Marília Araújo são realizadas em escolas públicas às 9 e 14 horas. Já o lançamento da Revista Palavra está previsto para as 19 horas, na Pequena Companhia de Teatro. Na ocasião, acontecerá uma mesa redonda com Betânia Pinheiro/MA e Rafael Lorran/MG e o mediador Dinho Araújo/MA, além da leitura poética “Poesia Falada” com Josoaldo Rêgo/MA.

SOBRE A ALDEIA
A Aldeia Sesc Guajajara de Artes é um projeto de continuidade no país. Integrante da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, o projeto caracteriza-se pela potência do confronto com o outro e o novo nas linguagens música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e circo. Essa reunião de elementos e características exprime o espírito que norteia o evento, marcado tanto pela expressividade da cultura popular, afro-brasileira e indígena, quanto pela arte contemporânea. Apresentando-se em formato de “Aldeia Cultural”, concentra uma programação artístico-cultural para públicos variados. Em sua 10ª edição, promovida no período de 25 de novembro a 03 de dezembro nos municípios de São Luís e Raposa, a Aldeia Sesc Guajajara de Artes evidencia sua vocação multiculturalista através de uma ampla e rica programação fortemente marcada pelo diálogo com os coletivos e redes culturais.