30 de nov. de 2015

Caia na rede com Cine Ocupação na 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes

A terça-feira começa com contação de história e encerra com mais uma programação do Caia na Rede, dessa vez em parceria com o Cine Ocupação

TEXTO: LIDENEY RIBEIRO

Dezembro começa diferente no Sesc com a efervescente programação da 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes que traz nesta terça-feira (1º), contação de história às 9h e 14h, nas escolas atendidas pelas unidades móveis do BiblioSesc; espetáculo circense “Banana com Canela”, na Área de Vivência do Sesc Deodoro , espetáculo teatral “A escrita de Deus”, com Urias de Oliveira, na Pequena Companhia de Teatro. No Caia na Rede, o Sesc é parceiro do Cine Ocupação que acontece a partir das 18 horas, no Complexo da Fábrica Santa Amélia. Entradas gratuitas.



O palhaço Rabito vai divertir o público às 15h com o espetáculo circense “Banana com Canela”, do Teatro VagaMundo, na Área de Vivência do Sesc Deodoro. Com sua bicicleta e algumas bananas, o palhaço ensandecido, briguento e rabugento vai interagir com o público e revelar em seus erros, o lado frágil, perverso, belo e humano que possui.



Na sede da Pequena Companhia de Teatro, às 19 horas, o público vai conhecer a estória de Tzinacan – Mago da Pirâmide de Qaholom – último Sacerdote do Reino de Montezuma que foi torturado e lançado em cárcere profundo pelos colonizadores espanhóis há vinte anos. Durante esse tempo, o sacerdote observa na cela ao lado, seu único companheiro: um tigre. Julgando serem mensagens escritas na pele do animal, Tzinacam dedica seu tempo a decifrar a “Escrita do Deus”, mas abre mão de usá-la por chegar à cruel conclusão de que o homem ainda não está preparado pra recebê-la. O espetáculo teatral “A escrita de Deus” é encenado por Urias de Oliveira.

Integrando a programação de cinematográfica e de artes visuais, o cinema livre Cine Ocupação acontece a partir das 18 horas, no Complexo da Fábrica Santa Amélia, localizado na Rua Cândido Ribeiro (Rua das Crioulas), no Centro. Entrada gratuita.

Com a exposição simultânea de imagens e sons, o evento contará com o lançamento do documentário Nas Margens do Riso: Quilombos de Alegria e Luta, do dramaturgo Pedro Krum, do Teatro VagaMundo - RS. Na agenda, as mostras de cinema maranhense Banho de Mar Banho de Sal Grosso da artista Jane Maciel (coletivo NUPPI), Bloco 6 – Subtérreo de Eliaquim Maia e “Massa Estranque” dos produtores Ramúsyo Brasil, Nayra Albuquerque e Luciano Linhares. Para encerrar a noite, o público poderá apreciar a irreverência da discotecagem do paulista Dj Kid e o Disc’otecabregagem da artista maranhense Gê Cuarauara.

SOBRE A ALDEIA

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes é um projeto de continuidade no país. Integrante da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, o projeto caracteriza-se pela potência do confronto com o outro e o novo nas linguagens música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e circo. Essa reunião de elementos e características exprime o espírito que norteia o evento, marcado tanto pela expressividade da cultura popular, afro-brasileira e indígena, quanto pela arte contemporânea. Apresentando-se em formato de “Aldeia Cultural”, concentra uma programação artística-cultural para públicos variados. Em sua 10ª edição, promovida no período de 25 de novembro a 03 de dezembro nos municípios de São Luís e Raposa, a Aldeia Sesc Guajajara de Artes evidencia sua vocação multiculturalista através de uma ampla e rica programação fortemente marcada pelo diálogo com os coletivos e redes culturais.